O que é branding e porque é tão importante para seu negócio .

O que é Branding

o que é branding

O que é Branding?

Podemos traduzir branding como gestão de marca. Todas as ações tomadas envolvendo sua marca no intuito de torná-la mais desejada e conhecida no mercado. Desde ações promocionais à ações internas na empresa.

Branding é todo trabalho realizado para construir e consolidar uma marca na mente e no coração dos seus consumidores. Ou seja, é a gestão da percepção do consumidor sobre uma marca.

 

Venda soluções, não produtos

As pessoas consomem determinado produto não apenas por ser bom, mas por se sentir de alguma forma atraído por aquela marca, por se importar e confiar nela. Você certamente tem um amigo de confiança que já te indicou um produto e você comprou. Talvez esse produto tenha até sido um pouco mais caro que seu concorrente, mas foi indicado por alguém de confiança, então você adquiriu assim mesmo. Esse amigo, por sua vez, só lhe indicou aquele produto porque confia na marca. Entende o ciclo?

Mas como transmitir essa confiança? Diga porque você vende e não o que você vende. Quando sua marca se mostra interessada em resolver um problema e não apenas vender um produto, essa marca se torna parte do cotidiano do consumidor.

Se você precisa lavar uma louça encrostada de gordura você vai ao mercado comprar “palha de aço”? Tenho certeza que já veio uma marca na sua cabeça. Agora você já deve estar entendendo a ideia. E se você precisar fazer uma cópia de um documento, você vai a papelaria pedindo uma “fotocópia”? Ok, você já entendeu.

Persistência e insistência

E para conquistar a confiança e implantar os valores de sua marca na cabeça do consumidor, não existe outra maneira. Repetição. Por vezes é necessário repetir a mesma afirmação exaustivamente. Anos atrás professores corrigiam seus alunos obrigando a escrita de uma frase repetidas vezes no quadro negro. A ideia? Que essa frase ficasse em suas mentes, para nunca mais praticar o que levou a escreve-las.

Consistência e fidelidade

Quando falamos de gestão de marca também estamos falando de identidade da mesma. Cores, slogan, logotipo, peças gráficas, etc, é preciso ter consistência em sua comunicação. Desde o anúncio que será veiculado na revista até a embalagem do produto precisam estar em sintonia e fieis aos valores da marca.

Esse sincronismo é crucial para fixação de sua marca no mercado junto ao consumidor. Se você persiste na afirmação como já mencionamos, mas a percepção visual de sua marca está em constante mudança, isso pode causar confusão e estranheza no consumidor.

Sim, é necessário dar um upgrade na embalagem, no design da frota e as vezes até no logotipo, mas cuidado. Calcule muito bem a proporção dessas mudanças.

Esteja presente

Aqui entra a famosa frase “quem não é visto não é lembrado” e de fato se sua marca não estiver presente no dia a dia de seu consumidor ele esquecerá dela.

Sabe aquele amigo que estava sempre com você e já era quase que um irmão, mas por algum motivo vocês se distanciaram por um tempo e quando você o reencontrou existia um certo desconforto na conversa. Assim é com as marcas.

Se sua marca some, seu consumidor não sabe mais se ainda pode confiar nela. E é claro, temos o fator da necessidade. Se eu preciso resolver um problema e eu vejo constantemente uma marca que oferece um produto para o mesmo, eu estarei mais propenso a comprar dela a outra desconhecida.

Entendemos que a mídia convencional por vezes pode estar acima da capacidade de investimento de um pequeno negócio, mas hoje em dia com as Mídias Sociais, Google, e toda gama de oportunidades que o Marketing Digital oferece, não tem desculpa para sua marca não estar presente no dia a dia das pessoas.

Relacione bem sua marca

Sua marca precisa estar ligada a coisas boas. Automaticamente as pessoas associaram sua marca como sendo uma delas. Veja as grandes marcas que estão nos campos de futebol, nas camisas de times, nos carros de corridas e por aí vai. Algumas delas nem de longe atuam naquela área, porém as pessoas adoram esses esportes, logo, sentiram empatia por aquelas marcas.

 

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