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Marketing Digital e sua importância

Marketing Digital – O que realmente é

Marketing digital, em resumo é a promoção de produtos ou marcas através de uma ou mais mídias e plataformas na internet. Dito isso, vamos aprofundar um pouco mais sobre a importância de se fazer marketing digital.

Principais Vantagens

• Custo x Retorno: Comparando o com a mídia convencional (outdoor, TV, etc) o custo por anúncios é extremamente menor. Você pode vir a pagar R$ 0,50 centavos ou menos por clique de um cliente altamente propenso a comprar seu produto.

• Alcance: Com o Marketing Digital é possível alcançar um número muito mais expressivo de pessoas comparados com um Outdoor por exemplo, uma vez que seu anúncio está basicamente nas mãos do seu cliente (deduzindo que ele esteja com um Smartphone na mão é claro).

• Momento ideal de compra: Uma excelente vantagem é essa. Você exibirá seus anúncios ao cliente quando ele procurar por seu produto ou serviço na internet! Não desperdiçando assim seu orçamento.

• Segmentação: Alcance apenas clientes que realmente se interessam pelo seu produto. Digamos que sua empresa presta serviço apenas para outras empresas. Nesse caso você pode segmentar suas campanhas para diretores, CEO’s, executivos, etc.

• Métricas: Tudo é mensurável. Quantos cliques, quantas visualizações, por quanto tempo o cliente ficou no seu anúncio, quanto pagou por clique e por visualizações e por aí vai.

• Em tempo real: Como se tudo que foi listado acima já não fosse o suficiente, você ainda pode fazer tudo isso em tempo real. Aumentar o orçamento para um anúncio que está indo bem. Retirar um anúncio com custo alto e baixa conversão, ajustar campanhas, etc.

Tipos de Marketing Digital

• Marketing dos mecanismos de busca (SEM)

O SEM envolve diretamente qualquer ação de marketing que busque trazer resultados através de mecanismos de busca como Google ou Bing.

O marketing nos mecanismos de busca é de alta importância para seu negócio, pois se o cliente está pesquisando sobre um produto nesses mecanismos, quer dizer que ele possivelmente quer comprar!

Otimização dos mecanismos de busca (SEO)

Já abordamos o tema em outro post (clique no título). Podemos dizer que SEO é um conjunto de técnicas que visam posicionar melhor seu site nos mecanismos de busca. Através dessas técnicas, quando pessoas buscarem algo que tenham haver com seu negócio, os mecanismos de busca exibiram um link do seu site. (sem que você tenha qualquer anúncio)

• Anúncio pague-por-clique (PPC)

Anúncios. Resumidamente falando. Você já deve ter reparado que quando busca algo na internet, sempre aparecem alguns links no topo com destaque. Esses são anúncios!

• Marketing de conteúdo

Se você está lendo esse artigo, então você acaba de perceber a importância do marketing de conteúdo. Através de artigos e conteúdo geral você nutrir seus clientes e atrair novos clientes através dos mecanismos de busca.

Marketing de Mídia Social

As mídias sociais tem o poder de “prender” as pessoas por muito tempo. E é claro que você tem que usufruir disso. Além de poder interagir com elas.

• Marketing de afiliados

Imagine ter uma rede de milhares de pessoas divulgando seus produtos e serviços. Não seria incrível? E acredite, tem muita gente por aí buscando ser um divulgador do seu negócio.

• E-mail Marketing

Quantas vezes você chegou seu e-mail hoje? Provavelmente muitas. Agora imagina suas ofertas em milhares de e-mails. Mas cuidado. Não abuse, ou você pode ganhar antipatia ao invés de clientes.

Marketing digital para novas gerações0000000000

Por que o Marketing Digital é importante para meu negócio.

Você deve se deparar com cenas como na imagem a cima todos os dias. A tendência é um mundo cada vez mais conectado. 92% dos consumidores pesquisam na internet antes de comprar um produto, segundo levantamento feito pela TNS Research International.

Se você não está na internet, acredite, você certamente está perdendo muitas vendas para seu concorrente ao lado.

Que a internet é a maior vitrine do mundo, isso todos nós já sabemos. Com o número de smartphones no mercado com preços cada vez mais acessíveis, o número de pessoas conectadas está crescendo aceleradamente.

Diferente do marketing tradicional que seu potencial cliente é impactado por sua ação, apenas quando está na rua, ou durante o dia quando lê o jornal, na internet sua marca está disponível para ele 24h por dia 7 dias da semana!

onde e como fazer marketing digital

Mídias/Canais para se fazer Marketing Digital

A internet é um meio tão difundido, que todo dia surge novas formas de se anunciar. Vamos listar algumas mídias para se fazer marketing digital, que provavelmente, já são conhecidas por você.

Google Adwords

O Google tem uma ferramenta própria para anunciantes, o Adwords. Com a ferramenta é possível criar vários combinações de conjuntos de anúncios com seus produtos e serviço. Exemplo: Você tem uma loja virtual que vende eletrônicos. Dentre da categoria eletrônicos, você tem celulares, tablet’s e notebook’s. É possível criar um conjunto de anúncio para cada subcategoria, com anúncios específicos da mesma. Essa é apenas uma das possibilidades do Adwords.

Mídias Sociais:(Facebook, Instagram, Linkedin)

Sem dúvida as mídias sociais são um meio que mais tem ganhado a atenção das marcas nos último tempo. Não apenas pelo fato de alcançar um número incrível de possíveis clientes, mas pelo fato da interação direta com eles.

É possível negociar diretamente com seus clientes através das plataformas. Para pequenas empresas principalmente, as mídias sociais tem sido uma verdadeira ferramenta de vendas, pois e possível gerar várias vendas, sem locomoção do vendedor.

Cada mídia social tem sua própria plataforma de anúncio. Disponível para qualquer usuário da mesma, basta ter um cadastro na plataforma que deseja anunciar.

Vamos listar como exemplo a ferramenta de anúncios do Facebook e do Linkedin.
Basta acessar aqui para anunciar no Facebook ou aqui para Linkedin

E-mail Marketing

  1. Até o final de 2016, espera-se 4,3 bilhões de contas de e-mails ativas. Segundo a Radicati Group http://goo.gl/48yQr
  2. Funcionários de empresas passam, em média, 13 horas da sua jornada semanal de trabalho verificando sua caixa de entrada. Segundo a McKinsey & Company http://goo.gl/93UHkz
  3. 92% dos adultos presentes online utilizam e-mail, sendo que 61% deles utilizam diariamente. Segundo Pew Research http://goo.gl/2ncvT6
  4. 76% dos profissionais de marketing observam crescimento constante na sua base de emails. Segundo a Ascend2 http://goo.gl/2KVzJ1
  5. A média global de emails enviados todo mês é de 1,38 milhões. Segundo a MarketingLand http://goo.gl/Flw3gO
  6. 12% dos usuários de email possuem caixas de entrada separadas para uso pessoal e profissional. Segundo a HubSpot http://goo.gl/jGk8oX
  7. 72% dos consumidores escolhem email como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas. Segundo a MarketingSherpa http://goo.gl/mcXpPP

Esperamos que este pequeno artigo tenha sido útil e tenha lhe mostrado que Marketing Digital não é fazer imagens bonitinhas para Facebook.

Após usar as dicas acima, nos conte como foi sua experiência e quais foram seus maiores desafios com o Marketing Digital 😉