Remarketing, o que é e como utilizar para otimizar seus resultados .

Remarketing, o que é e como utilizar para otimizar seus resultados

Remarketing, o que é e como utilizar para otimizar seus resultados.

Entenda o que é remarketing, sua funcionalidade e como adotar essa estratégia em seu marketing digital.

Remarketing ou Retargeting?

Antes de explicarmos o que é Remarketing é preciso entender a origem do termo. Remarketing é como o Google chama sua ferramenta de Retargeting. Como o termo Remarketing ficou bem popular alguns empreendedores ficam na dúvida de sobre suas diferenças. Você pode considerar sinônimos os termos e associar a uma única finalidade, “re-impactar” o público alvo. O termo Retargeting é derivado de target, que significa alvo ou objetivo.

E o que é Remarketing?

Como já comentamos acima, é a estratégia de impactar novamente clientes que já tiveram algum contato com sua marca. Você certamente já buscou um determinado produto ou serviço na internet e acessou alguns sites que continham o que você buscava. Pouco tempo depois você notou que nas redes sociais, em outros sites na internet e até meé smo no aplicativo do seu celular alguns anúncios de um desses sites começou a te “perseguir”.

Isso meu caro leitor, se chama Remarketing!

 

Porque adotar o Remarketing no meu negócio

São raras as vezes que um cliente efetua uma compra logo na primeira pesquisa que faz a respeito de um produto ou quando clica em um anúncio que lhe despertou interesse. Na verdade isso também acontece nas lojas físicas. É o famoso “estou só olhando”.

Se seu cliente não estava no momento de compra quando acessou seu site naquele momento, isso não quer dizer que ele não queira consumir seu produto. É nessa hora que o Remarketing faz toda a diferença. Manter sua marca presente no dia a dia desse cliente, irá manter o desejo de compra até que ele esteja convencido que precisa daquele produto.

 

Como funciona o Remarketing?

Quando alguém acessa seu site um cookie é armazenado em seu computador, deixando uma espécie de marcador. Você já deve ter notado que alguns sites solicitam a coleta de informações e informam sobre suas políticas de privacidade.

Após armazenado esse marcador (cookie) em seu computador, através de uma tag (pequeno código que deve ser adicionado em seu site) é possível identificar esse usuário na rede e exibir anúncios para ele em vários sites que aceitam publicidade ou até mesmo nas redes sociais.

Cada plataforma de marketing digital trabalha de uma forma. O Google utiliza a Tag de Remarketing e o Facebook utiliza o Pixel de Conversão por exemplo. É preciso se atentar na instalação correta das tag para aproveitar ao máximo a estratégia dessa ferramenta.

 

Segmentação de Remarketing

Agora que você já identificou seu cliente e já tem os meio de se comunicar com ele, chegou o momento de falar de forma mais assertiva.
Remarketing não é apenas exibir mais anúncios para seus clientes e sim anúncios mais qualificados para seus interesses.

Vamos citar alguns exemplos de segmentação que você pode adotar em sua estratégia de Remarketing:

  • Anúncios para pessoas que visitaram 2 ou mais vezes um determinado produto ou página;
    • Anúncios de produtos complementares (up-selling) para pessoas que compraram determinado produto;
    • Anúncios para pessoas que se cadastraram em sua landing page;
    • Anúncios para pessoas que baixaram um conteúdo disponível em seu site;
    • Anúncio para pessoas que abandonaram o carrinho de compra.

Existem um série de outras segmentações que você pode fazer para otimizar seus resultados com Remarketing.

Ainda é possível configurar o número de vezes que seus anúncios serão exibidos para um determinado público. Você pode ter um evento online por exemplo, com data marcada e você quer impactar pessoas que demonstraram interesse clicando anteriormente em seu anúncio ou assistindo um trecho de seu vídeo. Você pode configurar uma campanha para exibir seus anúncios com mais frequência para esse público à medida que está chegando a data do evento.

Ou você tem um produto que sua compra pode ser mais complexa aonde o cliente precisa pedir uma cotação ou o ticket médio é alto e seu cliente precisa pensar com cautela. Nesse caso você pode criar uma campanha para impactar seu cliente a cada 10 dias para que ele não se canse da sua marca. Afinal, tudo em excesso faz mal!

Veja na ilustração abaixo como funciona:

remarketing como funciona

 

Quando usar o remarketing?

Seja para aumentar as vendas do seu e-commerce, estimular inscrições ou aumentar o reconhecimento de seu marca. Aplicar o Remarketing a sua estratégia de comunicação é uma forma de entrega a mensagem certa ao público certo.

 

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